Municípios Conveniados

Açucena

Localizada a 70 Km de Ipatinga, Açucena integra o colar metropolitano do Vale do Aço. Sua população, estimada em 2017, era de 10 mil habitantes.

Antônio Dias

O município de Antônio Dias é o mais antigo da região hoje conhecida como Vale do Aço. O primeiro núcleo habitacional surgiu em 1706, quando no dia 1º de junho, Antônio Dias de Oliveira o responsável por fundar um núcleo de bandeirantes.

Belo Oriente

Praça Nossa Senhora da Piedade, na Sede. Foto: Elaine Cristina

A história de Belo Oriente teve início em 1811, quando foram criados os primeiros quartéis na região que era habitada pelos índios da nação Naknanuk, pertencentes à mesma família dos Botocudos, que habitavam o lado setentrional do Rio Doce.

Ipatinga

Ipatinga é o principal município da  Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a 220 Km a leste da capital do estado, Com uma área de 165,5 km² tem uma população estimada na casa de 260 mil habitantes. 

São Domingos do Prata

Cidade de clima agradável, graças a altitude cuja quota média é de 600 metros. A população atual é de quase 18 mil habitantes, São Domingos do Prata é um dos principais municípios da região do Médio Rio Piracicaba.

Coronel Fabriciano

Coronel Fabriciano - Area Central 
Foto: Elvira Nascimento

Coronel Fabriciano é uma das quatro cidades que formam a Região Metropolitana do Vale do Aço, junto com Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso. Ocupa uma área de pouco mais de 221 km², sendo aproximadamente 17 km² em área urbana, e sua população estimada em 2017 era de 110 326 habitantes.

Santana do Paraíso

Santana do Paraíso é um dos quatros municípios que foram a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), ocupando uma área de 276,067 km² e uma população estimada de 33 mil habitantes.

Timóteo

O começo do povoamento de Timóteo ocorreu em meados do século XIX, quando Francisco de Paula e Silva adquiriu três sesmarias na localidade e se instalou em uma delas, no atual bairro Alegre, próximo ao chamado Ribeirão de Timóteo. Francisco estabeleceu a agricultura e a criação de gado, incentivando a formação de um povoado, mais tarde batizado de São Sebastião do Alegre.

Dionísio

O município de Dionísio pertence a região do Médio Piracicaba e também integra o colar metropolitano do Vale do Aço, com a sede localizada a 160 Km de Belo Horizonte.

Divinolândia de Minas

Divinolândia de Minas está localizada a 290 km de Belo Horizonte e a 110 km do Vale do Aço, logo depois de Açucena. Sua população passa dos 8 mil habitantes.

Ipaba

Lagoa Central de Ipaba.
Foto: Site Plox

O município de Ipaba, cuja sede está localizada a 18 Km do Centro de Ipatinga, tem uma área de 113,1 Km2 e tem hoje cerca de 18,3 mil habitantes.

Marliéria

Praça central da sede

Marliéria pertence ao colar metropolitano do Vale do Aço e a sede se localiza a 190 km de Belo Horizonte. O município ocupa uma área de 545,813 km², sendo que 0,4 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2017 era de 4 129 habitantes.

content: