Ipatinga

Parque Ipanema
Ipatinga é o principal município da  Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a 220 Km a leste da capital do estado, Com uma área de 165,5 km² tem uma população estimada na casa de 260 mil habitantes. Foi emancipado no dia 29 de abril de 1964, em decreto assinado pelo então governador Magalhães Pinto, separando-se de Coronel Fabriciano. A origem do nome "Ipatinga" varia conforme a fonte. Enquanto uma versão defende que seja um termo da língua tupi que significa "pouso de água limpa" ou "lagoa clara" (upaba, lagoa e tinga, clara), outra afirma que se trata de um arranjo elaborado pelo engenheiro Pedro Nolasco, responsável pelo projeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas, aproveitando os elementos "Ipa" (da cidade de Ipanema) e "tinga" (de Caratinga)
 
A história da localidade tem seus primeiros registros oficiais com a exploração da região da atual cidade teve início no século XIX, quando bandeirantes estiveram na região. Em 1903, com o início da construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas.  Por volta de 1920, já existiam pequenos núcleos habitacionais nos atuais bairros Barra Alegre, Ipaneminha, Taúbas e Bom Jardim, frutos de apossamentos de terras ou, no caso do Ipaneminha, pontos de parada de uma estrada por onde passavam tropeiros rumo a Ouro Preto e Diamantina. Em agosto de 22 foi inaugurada a Estação de Pedra Mole, localizada entre onde hoje existem os bairros Cariru e Castelo e cujas ruínas foram tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal. Três anos depois (1925), surge o Grupo de Congado do Ipaneminha, fundado por José Gonçalves de Almeida. Na mesma região do Ipaneminha foi construída a Igreja São Vicente de Paula, em 1954.
 
Em 1930 o trajeto da estrada de ferro é mudado para o local onde hoje é a cidade – o ponto de embarque e desembarque de passageiros passa a ser a Estação Ipatinga (atual Estação Memória Zeza Souto, na rua Belo Horizonte.  A estação funcionou até 1951, quando foi desativada.  Um ano antes, é criado o distrito de Barra Alegre, anexado ao município de Coronel Fabriciano, que havia sido organizado, depois de separado de Antônio Dias em dezembro de 1948. A então Vila de Ipatinga, foi transformada em distrito em dezembro de 1953
 
Em 1956, uma comissão japonesa visita o então distrito de Ipatinga, sendo escolhido como sede da instalação da Usiminas. Para essa decisão, foram levados em conta a topografia apropriada, pequena distância entre as fontes de matéria prima e os centros consumidores, disponibilidade de recursos hídricos, abundância de energia elétrica, malha ferroviária local e proximidade com outros centros siderúrgicos.
 
Os primeiros sinais de efetivo progresso começaram a surgir em 1958, quando é lançada pelo presidente Juscelino Kubitschek a pedra fundamente da construção da usina de aço Intendente Câmara, da recém-criada siderúrgica Usiminas (1957). Com as notícias da construção da siderúrgica que se instalaria na região, foi grande a chegada de novos moradores, antes de sua instalação. Isso aumentou a necessidade de um planejamento urbano para a cidade

A inauguração da usina aconteceu no dia 26 de outubro de 1962, com a presença do presidente João Goulart.  Antes disso, porém foram inaugurados o primeiro prédio da estação ferroviária Intendente Câmara, em 1960 e o Grande Hotel (hoje fechado), em 1961.

Tradições culturais como o artesanato e o congado das comunidades rurais se fazem presentes no município, bem como atrativos recreativos, a exemplo do Parque Ipanema, do Shopping Vale do Aço e da Usipa. Parte do entretenimento em Ipatinga é fruto de investimentos da Usiminas destinados à comunidade, cabendo ressaltar nesse ponto o Centro Cultural Usiminas, que sedia espetáculos culturais de relevância regional ou mesmo nacional. De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, as intensas manifestações, grupos teatrais e eventos diversos concedem ao município o título de segundo polo cultural de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte.

Ipatinga e o Vale do Aço chegam ao século XXI com destaque à vocação industrial já conhecida, mas com setores de comércio e prestação de serviços em desenvolvimento, caracterizando-se como polo regional para vários municípios do leste de Minas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais informações acesse o link: www.ipatinga.mg.gov.br/
 
Informações turísticas sobre de Ipatinga?
 www.turismo.ipatinga.mg.gov.br/
 
 
 

Galeria de imagens


sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook