Antônio Dias

O município de Antônio Dias é o mais antigo da região hoje conhecida como Vale do Aço. O primeiro núcleo habitacional surgiu em 1706, quando no dia 1º de junho, Antônio Dias de Oliveira o responsável por fundar um núcleo de bandeirantes. O desenvolvimento da agricultura atraiu novos habitantes e em 1832, quando foi criado o distrito, subordinado a Itabira. A emancipação veio em 1911, reunindo as terras que hoje integram os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga.

A sede está localizada a 170 Km a leste da capital do estado, ocupando uma área de 787,061 km², sendo que 0,3 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2017 era de 9 637 habitantes e tem uma temperatura média anual de 21,3 °C .  Na vegetação original do município, predomina a Mata Atlântica. Com 48% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com quatorze estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,645, classificado como médio em relação ao estado.

A manutenção da atividade siderúrgica nos municípios da RMVA contribuiu para que o município se tornasse um dos principais fornecedores de mão-de-obra e matéria prima. O artesanato e os grupos teatrais, de manifestação tradicional popular e música configuram-se como principais manifestações culturais, juntamente com os eventos festivos tais como o Carnaval de Antônio Dias (CarnaDias), as comemorações do aniversário da cidade e as celebrações tradicionais religiosas da Festa de São Benedito e das homenagens à Semana Santa.

sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook