O Espaço Mineiraria servirá como espaço cultural constituído para valorizar e fomentar a gastronomia mineira

BH ganha o Espaço Mineiraria

Publicado em 5 de julho de 2018

O governador Fernando Pimentel lançou hoje em Belo Horizonte o Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia. Durante o evento, que aconteceu na Casa da Gastronomia Mineira, marcou a inauguração oficial do espaço, conhecido como “Mineiraria”. O equipamento, de caráter multifuncional, será parte do Centro Cultural Presidente Itamar Franco e está preparado para receber diversas, começando pela que acontece nesta quinta, 5 de julho, quando é comemorado o “Dia da Gastronomia Mineira”.

O espaço foi instituído pelo Decreto 47.193 de 2017 e servirá como para valorizar e fomentar a gastronomia mineira por meio de eventos e atividades de promoção, divulgação e capacitação do setor nas diversas regiões do Estado. A Mineiraria será coordenada pela Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais). Ainda durante a solenidade, o governador explicou que o espaço será gerido de acordo com as demandas do Estado e administrado pela iniciativa privada, por meio de licitação que será aberta nos próximos dias. “Esse local foi concebido para virar uma coisa produtiva, com cursos, exposições, semanas gastronômicas”, disse Fernando Pimentel.

Sobre o Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia, Pimentel destacou que se trata de um instrumento que marca o início de um processo continuado de planejamento, integração, gestão, monitoramento de resultados e transparência pública. Construído em parceria com chefs de cozinha, produtores, agricultores, donos de restaurante, dentre outros agentes do setor, o Plano prevê investimentos de, pelo menos, R$ 37,9 milhões em 55 iniciativas de valorização da gastronomia em Minas Gerais.

content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook