Feirarte abre 4ª edição do Ipatinga Gourmet

Publicado em 22 de novembro de 2018

Frequentadas por grande número de pessoas em função da novidade, as barracas da Feira de Artes e Artesanato de Ipatinga (Feirarte) foram espaço perfeito para a abertura da programação do Ipatinga Gourmet, no último domingo (4), no Parque Ipanema. O festival gastronômico entra na sua 4ª edição oferecendo uma série de receitas apetitosas incrementadas por dois ingredientes básicos que compõem a mesa de todo brasileiro: a batata e o quiabo. E sobrou criatividade nos cardápios que puderam ser saboreados como nova atração do “Domingo no Parque”. O Ipatinga Gourmet tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A criação dos pratos exclusivos ficou por conta de oito chefes de cozinha. A Barraca Blanc, que rotineiramente vende churrasquinho e porções, fez sucesso com a venda da “Bacalhoada Enquiabada”, a cargo do chefe Augusto Nora. Ele juntou os dois ingredientes - a batata e o quiabo - em um único prato, ideia que absorveu nos costumes da própria família. “Aprendi a receita com minha avó e minha mãe. O prato leva azeite, batata, bacalhau, pastinha de alho, massa de tomate, cebola e o quiabo assado. Nada tão especial, mas inegavelmente muito gostoso”, diz.

Em cada barraca, uma surpresa. A Barraca da Fran teve a ajudinha especial da chefe Érica Kokke. O cardápio de domingo foi adaptado. No lugar de chouriço, veio a morcela e, junto, o quiabo tostado, a linguiça e a batata com molho Aioli e ervas. Unidos, os ingredientes formaram o “Quarteto Parque Ipanema”. Conforme a chefe, “a ideia foi não fugir muito daquilo que a barraca já vende. Mudamos umas três vezes até chegar ao resultado. Tentamos fazer de uma forma que agradasse a todos os paladares”, explicou.

O Festival

O Ipatinga Gourmet pretende reunir mais de 7.000 pessoas até o dia 11 de novembro. Na programação do Festival estão previstas ainda oficinas gastronômicas, que acontecem de 5 a 8 de novembro, de 19h às 21h, numa cozinha experimental montada no Hipermercado Consul, no Shopping do Vale.

Já nas oficinas tecnológicas, a Prefeitura de Ipatinga será a primeira a oferecer qualificação aos empreendedores. A Seção de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá o curso de ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. As qualificações serão realizadas na sede do Sebrae, que fica na avenida Monteiro Lobato, no bairro Cidade Nobre, nos dias 5 e 6, das 13h30 às 17h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 99680-2494 e 98829-9591.

content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook