Esta nova etapa do Ciclo de Palestras levou novos conhecimentos aos moradores de Açucena e Ipaba

CTMAM encerra II Ciclo de Palestras

Publicado em 17 de dezembro de 2018

Terminou na última quinta-feira (13), em Ipaba, a segunda etapa do ciclo de palestras, agora com o tema “Turismo – Cenário, Gestão e Oportunidades”. O evento, que teve uma primeira etapa em maio, quando visitou as cidades de Antônio Dias, Dionísio e Divinolândia de Minas, foi realizado agora em Açucena e Ipaba, tendo sido adiado para outra data, ainda a ser marcada, em São Domingos do Prata. Em ambas as cidades, as palestras contaram com uma grande presença de público, graças ao trabalho de mobilização das prefeituras, que são associadas ao CTMAM, organizador do evento.  

A nova série, assim como a primeira, faz parte do esforço de um planejamento mais participativo da atividade turística na área de abrangência do circuito.  Para o presidente da entidade, Hélio Anício, os ciclos de palestras foram uma oportunidade singular para os participantes entenderem que seus municípios podem explorar com excelência o potencial turístico que possuem, gerando trabalho e renda para a população, além de promoverem suas cidades na região, no estado, no país e até no exterior". 

Em Açucena e Ipaba, os participantes ouviram a palestra com o tema proposto proferida pelo turismólogo e conferencista Tailles Heliodoro. Ele destacou que estamos num momento de crescimento da atividade turística na região. E que isso tem contribuindo para a diversificação da economia e melhoramento contínuo dos serviços prestados pela cadeia produtiva do setor. Em sua fala, ele ofereceu aos participantes conhecimentos sobre o novo cenário do turismo e sua importância para o desenvolvimento de negócios que transformam produtos ou serviços em experiências memoráveis e como essa atividade pode auxiliar no crescimento econômico no curto, no médio e no longo prazo.

Movimentação e dedicação pelo turismo

Vale destacar que em Açucena, o evento do CTMAM serviu como encerramento da Feira Cultural da EE Antônio Alticiano, que teve como destaque uma maquete montada pelos alunos do Ensino Médio, onde foi projetada uma reforma e adequação na praça central da cidade. 

Já em Ipaba, foi realizado o lançamento das revistas Caminhos Gerais e Mais Vip, que em suas últimas edições trouxeram reportagens especiais sobre o município, destacando seus principais atrativos e a força de suas economias no cenário regional. Como bem reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico Diego Franco Neves, as matérias tiveram como enfoque tornar as belezas do município conhecidas e divulgadas entre seus moradores para, depois, preparar a cidade afim de receber os turistas.

Outro ponto de destaque foi a análise e discussão da recente missão técnica realizada pelo projeto Turismo no Vale à Venda Nova do Imigrante/ES. “Os exemplos e experiências que vimos por lá nos mostrou que ainda temos um longo caminho, mas que podemos superar os nossos desafios e promover iniciativas que alavanquem a atividade turística aqui na região da Mata Atlântica”, disse Diego.

Fotos: Marcelo Luciano


Galeria de imagens

 Integrantes do Projeto Turismo no Vale que visitaram Venda Nova destacaram que o Vale do Aço está no caminho certo na promoção do turismo Esta nova etapa do Ciclo de Palestras levou novos conhecimentos aos moradores de Açucena e Ipaba

content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook