Antônio Dias e Ipaba foram oficialmente incluídos, por intermédio do Circuito Mata Atlântica (CTMAM), na Política Estadual de Turismo de Minas Gerais. O documento que ratificou o ato foi enviado esta semana ao presidente do CTMAM, Hélio Anício, pelo chefe da Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo da Setur/MG. Newton de Carvalho Junior.
Anício considerou a inserção dos municípios uma grande conquista, pois a partir de agora, eles passarão a ter a atividade turística reconhecida como um ativo de desenvolvimento social e econômico, permitindo que possam obter apoio e recursos que estimulem a expansão do setor, garantindo importantes avanços.
Entre os objetivos da Política de Turismo estão a democratização do acesso a recursos públicos estaduais e federais; o suporte a programas de captação e apoio à realização de feiras e exposições de negócios; o estímulo à prática do turismo sustentável nas áreas naturais; a articulação da captação de investimentos públicos e privados; o estímulo ao aumento e à diversificação de linhas de financiamento para empreendimentos turísticos, visando o desenvolvimento das pequenas e microempresas do setor, além de gerar mais amplitude na divulgação das atrações locais.
Além de Antônio Dias - que foi recebido como associado em fevereiro deste ano e Ipaba - que passou a fazer parte do quadro de municípios conveniados agora em junho - também integram o CTMAM e fazem parte da Política Estadual de Turismo os municípios de Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Divinolândia de Minas, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.