Encontro de "causos" com movimenta tropeiros na Serra dos Cocais

Publicado em 2 de Maio de 2019

 

O último domingo, 28, foi dia de reunir alguns tropeiros e seus filhos para contar "causos" e resgatar parte das suas histórias, que confunde com a história das comunidades do Cocais, Fabriciano e Vale do Aço. A prosa foi conduzida por Maria Perpétua Pereira, 65, nascida e criada no Cocais – na região denominada no "Córrego do Rancho"; José Batista do Nascimento – "Zé Lolo", 68, que trabalhou como tropeiro dos 10 aos 19 anos e é Mestre do "Batuque dos Cocais"; Terezinha Maria de Farias, 59, que conduzia tropa do pai quando era criança e Maria Goretti dos Santos Lorenço, também filha de tropeiro da região.

O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura aconteceu na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, em São José dos Cocais, com a participação de populares, agentes e produtores culturais.  

 No encontro, também foram entregues os certificados para os novos "Condutores de Trilhas". O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de iniciativa da Prefeitura de Coronel Fabriciano com apoio da Fundação Aperam e Rotary Clube. Doze pessoas foram capacitadas para atuar nesta atividade e receber grupos de turistas.


Galeria de imagens


content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook