Municípios da região são incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado em 11 de Julho de 2019

Pela primeira vez, desde a fundação do Circuito Mata Atlânticas de Minas (CTMAM), todos os associados foram incluídos em uma edição do Mapa do Turismo Brasileiro. São eles: Açucena, Antonio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo. A notícia foi confirmada pela Comissão Especial instituída pela antiga Setur, hoje Secult, para a atualização do Mapa, com validade até 2021.

Considerado um instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, o Mapa do Turismo subsidia a priorização no repasse de recursos pelo Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município. Outro reflexo da atualização do mapa se dará na categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas municipais, fortalecendo a presença de destinos bem estruturados e capazes de induzir a expansão regional do setor.

Para obterem a certificação ao mapa, tanto o CTMAM como cada um de seus associados cumpriram exigências legais como a existência de um conselho municipal em  pleno funcionamento e de um órgão gestor do turismo local, com orçamento próprio e ainda estarem associados a um circuito turístico. Além disso, todos comprovaram a inscrição de empreendimentos locais ou de prestadores de serviços no Cadastur, do Ministério do Turismo.

 
 
content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook