Delegação do CTMAM participa de Seminário Nacional de Governança para o Turismo

Publicado em 18 de Julho de 2019

Uma delegação de 40 pessoas - a maior entre todas presentes - representou a região do Circuito Mata Atlântica no Seminário Nacional de Governança para o Turismo, realizado entre os dias 11 e 13 de julho em Capitólio/MG. O evento, que reuniu mais de 700 pessoas de todo o pais, foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Prefeitura de Capitólio e Sebrae e contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo (MTur), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, empreendedores do trade turístico brasileiro, especialistas e políticos. Do Vale do Aço, marcou presença o prefeito de Ipaba, Geraldo Neves. Esta viagem cumpriu mais etapa do Plano de Ação desenvolvido pelo CTMAM, concretização um de seus objetivos, que era proporcinar aos gestores dos municípios associados uma importante oportunidade de qualificação, aperfeiçoamento dos padrões de organização de suas políticas e ações no turismo.

Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos produtos e serviços da localidade, que fica na região do Lago de Furnas, provando ainda a gastronomia da Serra da Canastra e tendo contato com o artesanato característico local; a importância dessa atividade para o desenvolvimento e incremento de receita e geração de empregos; além de conhecer, trocar experiências e aprender como anda a gestão da atividade turística em todo o país. O seminário permitiu ainda que se pudesse conhecer boas práticas de governança dos municípios turísticos brasileiros e a forma de implementação da atividade como fonte de receita e geração de emprego.

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos (foto), destacou o potencial do setor para fazer do país um destino mais competitivo no mercado mundial. “Precisamos repensar o turismo de forma mais atual, que nos aproxime da realidade e nos permita definir uma estratégia que dure pelos próximos anos. Além disso, temos todos os elementos necessários para um turismo da pós modernidade, onde público e privado caminham de mãos dadas, fortalecendo o setor como mola propulsora da agenda econômica”.

O presidente do CTMAM, Hélio Anício, falou sobre a importância do evento. “Vivemos um grande momento para o turismo em nossa região, uma atividade que vem crescendo muito. Temos vários projetos para fomentar esse setor e graças ao apoio maciço do poder público e de entidades como Sebrae, cada dia mais nossos atrativos estão sendo conhecidos e visitados, a começar pelos próprios moradores. Participar desse seminário foi uma grande oportunidade para conhecer o que podemos fazer pelo Turismo na região da Mata Atlântica. Viemos em busca de conhecimento, avaliar as experiências vividas pelas demais regiões, além de trazer nossa região para o Brasil, dizendo que estamos de braços abertos para receber o turista e aqueles que querem investir por aqui”.

O seminário também contou coma presença do Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; do deputado estadual e presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes; do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, Mario Ribas do Nascimento; do deputado estadual e presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Professor Irineu; do presidente da Fecitur (Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais), Igor Araújo Diniz; dentre outros.


Galeria de imagens


content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook