Parque Rio Doce seleciona voluntários para trabalhos especiais

Publicado em 13 de Agosto de 2019

O Parque Estadual do Rio Doce, abriu seleção para candidatos interessados em se voluntariar para trabalhos específicos na unidade de conservação, localizada nos municípios de Marlieria, Timóteo e Dionísio. Serão 40 vagas para atividades voltadas para as temáticas de uso público, comunicação e educação ambiental, pesquisa e monitoramento, a serem desenvolvidas no período de prestação de serviços como acompanhamento a pesquisas científicas; atendimento ao público no acompanhamento em trilhas e orientação a visitantes sobre regulamentos do Parque; desenvolvimento de atividades de educação ambiental, dentre outros.

As vagas são para trabalhar entre os meses de agosto e novembro de 2019. As inscrições vão até 27 de novembro. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail periodoce@meioambiente.mg.gov.br, incluindo cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e também o formulário de inscrição disponível no anexo I do edital.

Segundo o gerente do Perd, Vinícius de Assis Moreira, o trabalho voluntário se consolida como ferramenta estratégica de aproximação e engajamento da sociedade com as unidades de conservação. “O programa de voluntariado cria oportunidades mútuas de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos entre os colaboradores da unidade e voluntários. Nosso parque e a sociedade ganham com a implementação desse programa”, frisa.


Além do Perd, também estão com processo semelhante aos parques estaduais Mata do Limoeiro, em Itabira, na chamada região Centrl e do Ibitipoca, em Lima Duarte, no sul da Zona da Mata. No Mata do Limoeiro a oportunidade é para 20 voluntários para trabalhar, nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, na realização da 5ª Volta da Mata do Limoeiro.

Os voluntários serão capacitados no dia 24 de agosto, no período da manhã, e ajudarão em atividades como apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e sede do parque; realização de atividades de Educação Ambiental, com foco na orientação dos participantes do evento para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação; condução ou acompanhamento de grupos nas salas temáticas do parque.

As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto. Mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui. Também é possível entrar em contato por e-mail alex.oliveira@meioambiente.mg.gov.br – ou pelo telefone: (31) 3799-9292.

Ibitipoca

No Parque Estadual do Ibitipoca, são 20 vagas para trabalhos nos meses de agosto e setembro, divididas em quatro turmas. É possível ainda se inscrever apenas para a turma 4, entre 9 e 22 de setembro. Os voluntários desenvolverão atividades de apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes; desenvolvimento de atividades de educação ambiental; acompanhamento de grupos de visitação escolar; realização de palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas; dentre outras. As atividades desenvolvidas pelo voluntário serão planejadas pela gerência da unidade de conservação.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição constante do anexo I do edital e enviar junto com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br com o assunto “Inscrição Voluntariado Ibitipoca 2019”.


O edital completo pode ser conferido neste link.

content:
sidebar:
Widget: Facebook 7:

Facebook