Quem somos

Mapa com os atuais filiados do CTMAM - Julho de 2018

Fundada em julho de 2001, a Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, conhecida como CTMAM,  é uma instância de governança regional que visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil, sob a tutela da Secretaria de Estado do Turismo. Atualmente somos 12 filiados, mantemos parcerias com diversas entidades e fomos cofundadores dos projetos Turismo no Vale e Sabores e Natureza.

O CTMAM, cuja certificação oficial ocorreu em dezembro de 2009, é uma entidade sem fins lucrativos, cuja principal função é gerenciar a discussão, análise e aplicação das políticas públicas de regionalização do turismo em Minas Gerais. Essas ações fazem parte do modelo de gestão das regiões turísticas que seguem as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Governo Federal.

O atual quadro de associados ao CTMAM tem os seguintes municípios mantenedores: Açucena, Antonio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Divinolândia de Minas, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.

O CTMAM já estabeleceu parcerias de colaboração e troca de know-how com entidades como Sebrae/MG, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau (VAC&VB), Sindhorb, Sindcomércio, Sindvest, Instituto Cenibra, Fundação Aperam e Instituto Cultural Usiminas.

Junto com o Sebrae e com o apoio das entidades acima citadas, o CTMAM criou o Projeto Turismo no Vale. Iniciado em 2011, ele tem como propósito capacitar e orientar os empreendedores locais para a exploração de seus filões econômicos.  Nesse período, foi elaborado um diagnóstico turístico da região, uma pesquisa de mercado, consultorias especializadas e palestras de sensibilização junto ao empresariado e uma capacitação especializada na ideia da “Cultura da Cooperação”.  Outra importante ação foi a criação da marca “Vale do Aço - Destino Turístico. ”

Através do Turismo no Vale, o CTMAM e o Sebrae já catalogaram cerca de 198 atrativos turísticos na região, sendo 50 naturais, 81 culturais e 67 eventos permanentes, além de mais de 100 serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores”, “Ipatinga Gourmet” e agora o estreante “Circuito Gastronômico de Timóteo”. Outra meta traçada é nos próximos anos transformar o Vale do Aço em um dos principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais.

O CTMAM está desenvolvendo também, em parceria com os circuitos Pico da Bandeira (CTPB) e Rota do Muriqui (CTRM), o projeto Sabores & Natureza, que tem como premissas o trabalho de divulgação mútua das atrações, festivais e eventos das regiões gerenciadas pelas entidades e no longo prazo a consolidação de uma rota turística ligando o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) ao Parque Nacional do Caparaó (ParnaCaparaó), passando pela RPPN/Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga

 


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Logo do Projeto Sabores & NaturezaLogo Oficial do CTMAMLogo Vale do Aço Destino Turistico

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